"O grupo escolheu esse tema pelo fato de ter poucas crianças especiais matriculadas em escolas regulares. E quando estão matriculadas falta preparação das escolas, professores e dos próprios colegas para acolhe-las.O nosso objetivo é fazer com que a comunidade escolar saiba lidar e aceitar as diferenças e limitações de crianças especiais e que eles tenham seus direitos como um cidadão igual. Que suas necessidades sejam atendidas e que haja professores habilitados, capazes de ensina-los."
sexta-feira, 18 de abril de 2014
Sugestão Pedagógica Para Crianças Com Deficiência Mental
• Proporcionar um ambiente tranqüilo, em que as crianças estejam sempre ocupadas;
• Dosar atividades em relação a duração e ao interesse que possam despertar;
• Estabelecer os limites de forma positiva;
• Manter a voz suave, não falar muito, nem muito alto, nem muito depressa;
• Evitar as comparações entre as crianças;
• Facilitar para que a criança aprenda pela sua própria ação. Deixar que ela tente,experimente e observe;
• Pedir sempre ao aluno, após uma atividade, que descreva sua ação: verbal, gráfica e corporal;
• Nunca subestimar o aluno, quanto as suas capacidades;
• Ter em mente que o aluno com deficiência mental aprende num ritmo mais lento que as demais crianças devendo, portanto, ser respeitado o seu desenvolvimento;
• Propor a criança à realização de jogos e brincadeiras, de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontra, transformando a aprendizagem em algo lúcido e agradável, permitindo a criança que demonstre criatividade e iniciativa;
• Procurar dividir cada atividade em etapas, ensinando-as uma a uma, até que a criança seja capaz de realizar toda atividade sozinha.
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Ótimas sugestões. Elas poderiam ser colocadas em prática em nossa escola?
ResponderExcluirSim, pois são coisas simples de se realizar. Só precisa de força de vontade dos educadores.
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