Crianças cegas devem aprender o Braille. Isso dará a elas uma forma de ler e escrever. O Braille pode ser produzido diretamente sobre um relevo. Também os textos podem ser produzidos em formato de texto de computador e impressos utilizando uma impressora Braille. A associação nacional para cegos ajuda a encontrar professores de Braille. Uma vez que as crianças possam utilizar Braille elas podem aprender juntamente com crianças videntes.
Imagens táteis podem ser desenhadas sobre papel Braille usando um instrumento especial, a reglete e um instrumento pontudo que produz uma imagem em relevo que pode ser sentida. Imagens semelhantes podem ser produzidas usando materiais disponíveis localmente como cordão, areia, pauzinhos e sementes.
Com um calculador manual formado de quadro com vários filos paralelos em que deslizam bolhinhas móveis ajuda todas as crianças em lições de matemática.
As crianças cegas precisam aprender a orientar seus corpos e a se movimentar com confiança. Atividades físicas e jogos em grupo podem facilitar. No começo as crianças precisarão ser movidas durante a atividade para que compreendam o que estão fazendo.
Crianças cegas devem ser encorajadas a andar com independência pela escola usando uma bengala, elas devem ter o comprimento igual à distância entre o chão e a metade entre o ombro e a cintura da pessoa. Não removam obstáculos o tempo
todo, já que as crianças têm de ser treinadas a se movimentar ao redor deles. Esperem que aconteçam encontrões e quedas; não percam a calma quando ocorrerem.
Crianças precisam adquirir habilidades de forma gradativa, começando com atividades de baixo risco antes de passarem a atividades nas quais há riscos um pouco maiores.
http://lumiy.wordpress.com/estudos/ensino-para-criancas-cegas/
"O grupo escolheu esse tema pelo fato de ter poucas crianças especiais matriculadas em escolas regulares. E quando estão matriculadas falta preparação das escolas, professores e dos próprios colegas para acolhe-las.O nosso objetivo é fazer com que a comunidade escolar saiba lidar e aceitar as diferenças e limitações de crianças especiais e que eles tenham seus direitos como um cidadão igual. Que suas necessidades sejam atendidas e que haja professores habilitados, capazes de ensina-los."
Você não acham que o ensino do Braile poderia ser estendido a todos os alunos, mesmo os não cegos? Comentem!
ResponderExcluirSim, pois se todos souberem usar o braile, o aluno não se sentirá diferente por só ele ter que usar este tipo de escrita e ninguém conseguir entender o que ele escreve. Facilitaria a inclusão.
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