sexta-feira, 18 de abril de 2014

Ensino para Crianças Cegas

       Crianças cegas devem aprender o Braille.  Isso dará a elas uma forma de ler e escrever.  O Braille pode ser produzido diretamente sobre um relevo. Também os textos podem ser produzidos em formato de texto de computador  e impressos utilizando uma impressora Braille. A associação nacional para cegos ajuda a encontrar professores de Braille.  Uma vez que as crianças possam utilizar Braille elas podem aprender juntamente com crianças videntes.
  Imagens táteis podem ser desenhadas sobre papel Braille usando um instrumento especial, a reglete  e um instrumento  pontudo que produz uma imagem em relevo que pode ser sentida.  Imagens semelhantes podem ser produzidas usando materiais disponíveis localmente como cordão, areia, pauzinhos e sementes.
  Com um calculador manual formado de quadro com vários filos paralelos em que deslizam bolhinhas móveis ajuda todas as crianças em lições de matemática.
  As crianças cegas precisam aprender a orientar seus corpos e a se movimentar com confiança.  Atividades físicas e jogos em grupo podem facilitar.  No começo as crianças precisarão ser movidas durante a atividade para que compreendam o que estão fazendo.
  Crianças cegas devem ser encorajadas a andar com independência pela escola usando uma bengala, elas devem ter o comprimento igual à distância entre o chão e a metade entre o ombro e a cintura da pessoa.  Não removam  obstáculos o tempo
todo, já que as crianças têm de ser treinadas a se movimentar ao redor deles.  Esperem  que aconteçam encontrões e quedas; não percam  a calma quando ocorrerem.
  Crianças precisam adquirir habilidades de forma gradativa, começando com atividades de baixo risco antes de passarem a atividades nas quais há riscos um pouco maiores.



http://lumiy.wordpress.com/estudos/ensino-para-criancas-cegas/

2 comentários:

  1. Você não acham que o ensino do Braile poderia ser estendido a todos os alunos, mesmo os não cegos? Comentem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pois se todos souberem usar o braile, o aluno não se sentirá diferente por só ele ter que usar este tipo de escrita e ninguém conseguir entender o que ele escreve. Facilitaria a inclusão.

      Excluir