sexta-feira, 18 de abril de 2014

Sugestão Pedagógica Para Crianças Com Deficiência Mental


• Proporcionar um ambiente tranqüilo, em que as crianças estejam sempre ocupadas;
• Dosar atividades em relação a duração e ao interesse que possam despertar;
• Estabelecer os limites de forma positiva;
• Manter a voz suave, não falar muito, nem muito alto, nem muito depressa;
• Evitar as comparações entre as crianças;
• Facilitar para que a criança aprenda pela sua própria ação. Deixar que ela tente,experimente e observe;
• Pedir sempre ao aluno, após uma atividade, que descreva sua ação: verbal, gráfica e corporal;
• Nunca subestimar o aluno, quanto as suas capacidades;
• Ter em mente que o aluno com deficiência mental aprende num ritmo mais lento que as demais crianças devendo, portanto, ser respeitado o seu desenvolvimento;
• Propor a criança à realização de jogos e brincadeiras, de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontra, transformando a aprendizagem em algo lúcido e agradável, permitindo a criança que demonstre criatividade e iniciativa;
• Procurar dividir cada atividade em etapas, ensinando-as uma a uma, até que a criança seja capaz de realizar toda atividade sozinha.

2 comentários:

  1. Ótimas sugestões. Elas poderiam ser colocadas em prática em nossa escola?

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    1. Sim, pois são coisas simples de se realizar. Só precisa de força de vontade dos educadores.

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