segunda-feira, 31 de março de 2014

A Lei Atualmente


Hoje em dia, temos leis que protegem e incluem deficientes na sociedade, assegurando os seus direitos como cidadãos iguais, com respeito as suas necessidades e limitações. Mas mesmo que a aceitação tenha evoluído, deficientes físicos e mentais ainda são olhados como alguém diferente e até mesmo julgados inferiores e incapazes.
Não aceitar a matricula de pessoas com deficiências em escolas regulares é crime. As escolas regulares precisam ser adaptadas e ter professores capacitados. As crianças especiais devem frequentar um ambiente escolar juntamente com crianças sem deficiências para que se quebre a barreira do preconceito e da discriminação. Deve ser disponibilizado o atendimento em classes ou instituições especiais durante o contraturno com o objetivo de auxilia-los na escola comum. A Educação especial deve ser somente um complemento da escola comum.


http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/leis-diversidade-424523.shtml

2 comentários:

  1. Infelizmente a Lei é muito bonita, mas na prática as escolas não estão preparadas para cumprir a Lei. Algo muito contraditória, não acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que deveria ser, mas não há fiscalização alguma para assegurar que as escolas cumpram esta lei. Então fica a critério da escola buscar formas de inclusão ou não, pois não há interesse do governo em investir em estrutura física, didática e em especialização para os professores.

      Excluir