segunda-feira, 31 de março de 2014

O Início da Inclusão no Brasil

           No século XIX, o Brasil passou a atender cegos, surdos, deficientes mentais e físicos com pequenos movimentos de grupos com poucos colaboradores com o objetivo de inclui-los no sistema educacional. Mas foi somente nos anos 50, quase anos 60 que foram criados os primeiros centros de educação especial no país.
No Rio de Janeiro em 1854, foi construído a mando de D. Pedro II o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (hoje, Instituto Benjamim Constant) e o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos (hoje, Instituto Nacional de Educação de Surdos).




3 comentários:

  1. Os primeiros centros de atendimento especial datam da década de 1960. Prof. Denilson pergunta: hoje temos centros suficientes para atender a todos os que necessitam de um atendimento especial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós usamos a cidade de Alvorada como base para as nossas pesquisas. E com os dados que recolhemos a resposta é não. No nosso município nós temos o CEMAEE RUBEM ALVES (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) que atende alunos de inclusão das escolas municipais, mas não temos ninguém que atenda os alunos de escolas estaduais e não há nenhum complemento para quem já finalizou seus estudos. Algumas deficiências mentais faz com que a pessoa fique agressiva e sem profissionais capacitados nas escolas regulares fica impossível inclui-las, e não há nenhum local que estas pessoas possam frequentar para que tenham contato com outras pessoas que não sejam a sua família trancado em sua casa.

      Excluir