
No Rio de Janeiro em 1854, foi construído a mando de D. Pedro II o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (hoje, Instituto Benjamim Constant) e o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos (hoje, Instituto Nacional de Educação de Surdos).
"O grupo escolheu esse tema pelo fato de ter poucas crianças especiais matriculadas em escolas regulares. E quando estão matriculadas falta preparação das escolas, professores e dos próprios colegas para acolhe-las.O nosso objetivo é fazer com que a comunidade escolar saiba lidar e aceitar as diferenças e limitações de crianças especiais e que eles tenham seus direitos como um cidadão igual. Que suas necessidades sejam atendidas e que haja professores habilitados, capazes de ensina-los."
Os primeiros centros de atendimento especial datam da década de 1960. Prof. Denilson pergunta: hoje temos centros suficientes para atender a todos os que necessitam de um atendimento especial?
ResponderExcluirNós usamos a cidade de Alvorada como base para as nossas pesquisas. E com os dados que recolhemos a resposta é não. No nosso município nós temos o CEMAEE RUBEM ALVES (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) que atende alunos de inclusão das escolas municipais, mas não temos ninguém que atenda os alunos de escolas estaduais e não há nenhum complemento para quem já finalizou seus estudos. Algumas deficiências mentais faz com que a pessoa fique agressiva e sem profissionais capacitados nas escolas regulares fica impossível inclui-las, e não há nenhum local que estas pessoas possam frequentar para que tenham contato com outras pessoas que não sejam a sua família trancado em sua casa.
ExcluirOk!
Excluir